quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Projeto missionário pretende mostrar a realidade social da Amazônia para o Brasil

Na última Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que aconteceu em abril passado, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) os bispos aprovaram o projeto permanente da Semana Missionária para as Igrejas Católicas na Amazônia.
Semana Missionária para as Igrejas Católicas da AmazôniaA partir de outubro deste ano, a Comissão para a Amazônia organizará todos os anos uma Semana Missionária em âmbito nacional. Segundo a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, o projeto pretende envolver a Igreja no Brasil de diversas formas. “O projeto visa envolver a Igreja fazendo com que os leigos entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Aspectos ecológicos, ambientais, econômicos, políticos e, sobretudo, os voltados para a evangelização”.

“Queremos que esta iniciativa seja uma oportunidade para que todo o povo de Deus possa engajar-se cada vez mais na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, afirmou o presidente da Comissão para a Amazônia, dom Jayme Henrique Chemello, que completa. A Igreja deve “contribuir no sentido de que o Evangelho possa chegar com sua força transformadora a todos os cantos do nosso Brasil em geral e da Amazônia em particular”.

Irmã Irene destacou que, para a Semana dar certo, é preciso o interesse das dioceses e paróquias para envolver os leigos. “Estamos trabalhando na produção de materiais de divulgação [logomarca; camisetas, bonés, cartazes, folders e texto-base] com o objetivo de chamar atenção para a Semana. Cabe às dioceses e paróquias de todo o país lançar um olhar sobre aquela região para que faça as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, ressaltou.

“A principal meta do projeto é fazer conhecer a realidade amazônica”, explicou a assessora. “Queremos fazer conhecer e também responder às grandes transformações e desafios da Amazônia. Com a participação de toda a Igreja vamos enfrentar conjuntamente os desafios da Evangelização na Amazônia”. Este ano a Semana acontece entre os dias 25 e 31 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou de sua opinião.

COM QUE FREQUENCIA VOCÊ LÊ A BIBLIA?